Share

O avanço tecnológico irá devastar o Ser Humano!

Até que ponto, os avanços tecnológicos e da automação são válidos?

A tecnologia hoje, já substitui diversos setores onde até então, existia um ser humano exercendo a mesma atividade, estes humanos, tiveram de se readaptar com um novo mercado, seja ele voltado a mesma área de atuação, ou até em nova atuação totalmente diferente do seu conhecimento e de sua formação. Se aventurando em novos mercados.

 

A automação promete ganhos milionários para as empresas do setor, mas o que acontece com as pessoas que executam as mesmas tarefas que esses robôs? A nova tecnologia vai ajudá-los a trabalhar de forma mais eficiente ou vai colocar seus empregos em risco?

 

 

 

“A tecnologia permitirá um pequeno número de indivíduos ganharem muito dinheiro empregando pouquíssimas pessoas, devastando a classe trabalhadora.”  Stephen Hawking

 

 

60% dos jovens estão aprendendo profissões que vão deixar de existir

O relatório recomenda que se dê mais ênfase às habilidades digitais e ao empreendedorismo para os jovens

 

Filmes que demonstram esta realidade

Alguns filmes, no seu contexto geral exemplificam muito sobre a troca de Robôs por Seres humanos, como exemplo o Filme Wall-e, onde o planeta terra não esta mais habitável e os Robôs tomam o controle.

 

Filme Wall-e

 

 

 

 

Outro filme que retrata bem é ‘A Fantástica fabrica de chocolates’, onde o pai da criança perde o emprego e se adapta a situação e acaba trabalhando na própria fábrica, efetuando manutenção no equipamento automatizado que substituiu ele e todo o setor.

 

Filme A Fantástica fabrica de chocolates

 

 

 

 

Qual é a sua opinião: Até que ponto a automação é valida?

 

 

 

 

 

 

Fontes de pesquisa:

BBC – Robôs x empregos: a automação vai fechar mais vagas do que criar?

StartSe – 60% dos jovens estão aprendendo profissões que vão deixar de existir